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Loja Virtual – 05 perguntas que o ajudarão a planejar seu comércio eletrônico

Comércio eletrônico não é mais “futuro”, é presente, atual, agora e aqui!

Porém não é para sair correndo, contratar a primeira software house e comprar uma loja virtual, ir pra casa tranqüilo e desfrutar do tilintar da maquina registradora enquanto dorme o sono dos justos. Longe disto, significa trabalho com inteligência, planejamento, e método (lembra-se do PDCA da faculdade? Planejamento, desenvolvimento, controle e ações corretivas), pois então,  lembrando disto faça um plano de negócios, contrate profissionais que entendam da matéria e que possam te ajudar a estruturar o seu plano de ação, e mais ainda, a ajudá-lo no budget deste novo negócio, loja virtual  precisa de investimento,um pouco menor que loja física, lembre-se disto!

Veja alguns passos a seguir:

1 – Definir comércio eletrônico como estratégia de crescimento é bom para minha empresa?

Significa definir produtos e diferenciais, pesquisa de concorrentes na web, tanto locais como regionais e nacionais, um benchmarking para ter uma noção do que está realmente acontecendo na web com relação ao seu mercado e monitorar concorrentes, produtos, preços e termos de pesquisa que são mais procurados no Google, para isto existe um arsenal de ferramentas e plataformas que podem auxiliar, algumas gratuitas e outras pagas e em conjunto fornecerão um cenário com mais detalhes sobre as oportunidades e nível de profissionalização do mercado na web.

2 – Logística – Qual margem de lucro posso praticar?

Definir sua possibilidade de atuação em termos de preço, frete, impostos, etc. que em conjunto com o levantamento de mercado definirão sua política de preço x volume x margem de lucro.

Em linhas gerais foi definida a primeira parte do planejamento e podemos enfim passar a parte da operação:

3 – Plataforma – Qual plataforma devo escolher

É de extrema importância a escolha da plataforma que será utilizada pela loja virtual. É aqui que começa o grande erro e o insucesso de varias operações de comércio eletrônico, começaremos definindo o que é loja virtual vitrine como o site onde os produtos e características são expostos porém o preço é dado sob consulta e não há possibilidade de compra dentro do site como também não existe o cálculo de frete,  e site de comércio eletrônico onde o visitante efetivamente faz a compra por meio de carrinho de compras e aciona os meios de pagamento que são os gateways de pagamento como Pag-seguro, Bcash, Paypal, Moip e outros.

Existem diversos modelos de vários fabricantes, podendo ser feitas sob medida por empresas de programação competentes e como também podem ser alugadas por períodos mensais, semestrais e até anuais, dependendo do fornecedor, e plataformas tanto feitas sob medida quanto alugadas (SaaS) tem pontos positivos e negativos, que vamos tratar nos próximos posts.

4 – Marketing – Onde investir ?

Relacionamento e contato com cliente/mercado.
Uma loja virtual é dependente de comunicação porque devido a sua característica ocorre uma demora maior para indexação no Google, e mesmo que seja rápida dificilmente aparecerá nas primeiras páginas, portanto definir verba para comunicação é fundamental para o sucesso da sua operação online, investimentos em links patrocinados, marketing de conteúdo, email marketing, redes sociais, comparadores de produtos são necessários e trazem resultados ao longo do tempo, com investimento constante e sistemático.

5 – Monitoramento – Por que monitorar o site?

O meio digital é pródigo em sua capacidade de monitoramento com ferramentas pagas e gratuitas excelentes e mostram com riqueza de detalhes o que acontece com sua loja virtual, fornecendo informações valiosas para suas decisões como, por exemplo:

Quantidade de acessos ao site, localização geográfica, melhores dias para anunciar, produtos mais procurados, onde, quando e várias outras informações que analisadas em profundidade mostram um panorama real da situação do mercado e da sua operação.

Se você se interessou por este assunto, acompanhe os próximos posts onde aprofundaremos em cada tópico para ajudá-lo na expansão do seu negócio.

Quer saber como montar sua loja virtual? acesse www.nashuacomunicacao.com.br

Edson Ribeiro 
Palestrante, Escritor e CEO da Nashua Comunicação








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