bom site

O site da sua empresa é bom? Descubra em 3 passos

Fala galera, tudo certo? Espero que sim… Bom, a postagem de hoje tem como propósito fazer, de forma genérica, uma espécie de “consultoria virtual” onde você poderá, através das minhas orientações, constatar se o site da sua empresa é de fato um bom website! Vamos lá?

1 – Teste da responsividade

Um site responsivo é aquele que “responde” bem à todas as plataformas as quais ele é acessado (computadores pessoais, tablets, smartphones…). Faça o seguinte: acesse seu website através do seu smartphone e veja se é preciso dar zoom na tela para ler as informações que constam no site (textos, imagens, etc). Se a resposta for sim (realmente é preciso dar zoom na tela), seu site NÃO é responsivo. Caso queira testa-lo em mais dispositivos, acesse este link e simule diversas plataformas: Clique aqui

2 – Compatibilidade com navegadores

Faça o download dos principais navegadores e verifique o comportamento do seu site em todos eles. Para ser aprovado neste teste, seu site precisa apresentar as mesmas características, tanto estéticas (cores, efeitos, fontes, etc) quanto técnicas (navegação através dos links, por exemplo), em cada um desses navegadores. Para baixar os browsers, segue os links:

Google Chrome (43,85% dos usuários no Mundo): Clique aqui
Internet Explore (22,58% de usuários no Mundo): Clique aqui
Mozilla Firefox (19,24% de usuários no Mundo): Clique aqui

3 – Usabilidade

O conceito de usabilidade é bem amplo e engloba também os dois itens citados acima. Mas, para este teste específico, vamos nos atentar principalmente à facilidade de se encontrar o conteúdo desejado em seu website. Ou seja, as informações estão dispostas de maneiras claras e acessíveis? Faça o seguinte: peça para que 3 ou mais pessoas (podem ser amigos, parentes, mas que não conheçam ainda o seu site) naveguem pelo seu website e procurem por algumas informações específicas. Exemplo:

a) Encontre o número de telefone da minha empresa
b) Procure o endereço da minha empresa
c) Encontre o e-mail de contado da minha empresa
d) Encontre o link de acesso à página do Facebook da minha empresa (caso tenha)
e) Quais produtos e/ou serviços minha empresa trabalha?
f) Leia um trecho de um texto qualquer (se não houver problemas na leitura, o tipo, tamanho e cor da fonte estão satisfatórios)

Caso, em média, cada pessoa demore mais de 10 segundos para encontrar cada uma dessas informações, seu site está com sérios problemas! Ah, peça também que preencham o formulário de contato do seu site e verifique se existem dúvidas em relação aos campos requeridos (onde coloco meu nome? Por exemplo).

Conclusão
Claro que existem outros parâmetros, como combinações de cores, qualidade das imagens e muitos outros que dizem respeito a “beleza” do website e sua funcionalidade em si, mas a ideia aqui é te ajudar a testar por conta própria, sem a ajuda de especialistas.  Enfim, se o seu site não passou em algum desses 3 testes, ele precisa de melhorias, pois só assim poderá dar resultados satisfatórios. Mais informações? Entre em contato com a Nashua Comunicação clicando aqui.

jr
Júnior Silva é formado em Sistemas para a Internet pela Unicesumar e trabalha como Desenvolvedor Front End, Analista SEO e Designer Gráfico.








Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>