site mobile

2 motivos para você investir em um site responsivo

Alô galera do bem, salve, salve! Hoje o assunto é super importe, se você vai comprar um site ou já tem um, mas é “antigo” (lembre que quando falamos de web, um site feito há 3 anos pode ser considerado um dinossauro!), se ligue nesse tema: site responsivo! Mas afinal, o que é um site responsivo? Site responsivo é aquele que se adapta (responde) bem aos mais diversos dispositivos e suas resoluções de tela, como smartphones, tablets, pc… Em termos práticos, quando um usuário acessa um site responsivo através de um smartphone, por exemplo, não será preciso dar zoom na tela para ler o conteúdo que, diga-se de passagem, foi desenvolvido “exclusivamente” para este dispositivo.  Bom, vamos ao que interessa. Selecionei 2 motivos para convence-lo a investir nesta “nova” tecnologia:

1 – Acessos a sites via dispositivos móveis crescem assustadoramente

Um dado que todo mundo já sabe (ou imagina) é que hoje existem mais aparelhos móveis (smartphones e tablets) do que gente no Brasil! São mais de 250 milhões de dispositivos, para uma população de cerca de 200 milhões de habitantes – dados de 2013, Folha de São Paulo -. Com isso,  acessos a sites por estes dispositivos são uma realidade e já representam cerca de 15% do total, número expressivo que só tende a aumentar. Portanto, investir na qualidade da usabilidade destes usuários é investir, acima de tudo, na capacidade de gerar negócios do seu site.

2 – Investir agora pode representar uma economia futura

Caso você ainda não possua um site, saiba que deve construí-lo de forma que respeite as características de todos os dispositivos, ou seja, como dito no tópico anterior, crie um site responsivo! Mas por que isto, se os acessos a sites são na maioria das vezes (85%) através de computadores pessoais? Simples, hoje se vende cada vez menos computadores e, em contra partida, mais smartphones e tablets, portanto, estes atuais 15% de acessos se transformarão em 20% ano que vem, 40% no próximo ano, e por aí vai. Contudo, não desperdice tempo e dinheiro fazendo um site hoje “nos moldes antigos” mesmo sabendo que terá de modifica-lo (e isto custa R$) amanhã. Agora, pensando naqueles que já possuem um site e não são responsivos: vocês estão ficando pra trás!

Por hoje é isto, pessoal, espero que este artigo tenha sido esclarecedor. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe seu comentário neste post e vamos discutir juntos o assunto. Até a próxima!

 

jr
Júnior Silva é formado em Sistemas para a Internet pela Unicesumar e trabalha como Desenvolvedor Front End, Analista SEO e Designer Gráfico.








Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>