04 Motivos para Sua Empresa Investir na Otimização do Site
SEO – Search Engine Optimization
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas e procedimentos que visam a otimização ou melhorias que ocorrem no site para ser mais bem compreendido pelas ferramentas de busca e tem como conseqüência o melhor posicionamento de um site em páginas de resultados de uma busca no Google, gerando resultados com mais qualidade e melhorando o índice de conversões para as campanhas de comunicação.
Antes a organização dos links era realizada em páginas de diretórios em ordem alfabética como nos diretórios na web, porém a com o avanço das novas gerações de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância, que é definida por algoritmos (cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante), e o mais conhecido algoritmo de busca é o Google Pagerank.
Vários elementos influenciam o posicionamento das páginas e são muito bem guardados pelos sites de busca, alguns foram sendo conhecidos e foi possível identificar as melhores práticas que se resumem em empregar o bom senso na criação e estruturação de um site, que dependem também das palavras-chave que são os termos utilizados pelos pesquisadores em suas buscas no Google.
Dependendo de quais palavras você utiliza e da colocação delas na estrutura interna do site, serão retornadas páginas diferentes em posições diferentes, fatores internos e externos relacionados ao site influenciam na classificação como também a arquitetura da informação, facilidade de navegação pelo site, e o numero e a qualidade dos sites que apontam para o conteúdo do seu site, como fatores externos.
Dependendo destes fatores, as páginas são pontuadas pelos sites de busca para que possa ser determinada a relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas a ela. O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o famoso PageRank e esta classificação influencia o posicionamento do link do site nas primeiras paginas e o sucesso do seu negócio no meio digital.
Em resumo quanto mais fácil e organizado o site de sua empresa estiver para o Google, mais facilmente aparecerá para quem estiver procurando. Ajude o Google a te encontrar, que ele te encontra!
Entender bem seu negócio e quais os benefícios ele oferece às pessoas permite estruturar seu conteúdo na internet para que ele tenha alto desempenho nos buscadores.
Benefícios de um planejamento estruturado de SEO:
1 – O conteúdo será mais facilmente encontrado pelo motor de busca do Google
2 – Mantém as informações organizadas e acessíveis nas categorias e tags do site/blog para futuras intervenções que se fizerem necessárias
3 – Provê ao visitante o acesso ao conteúdo que oferece seus produtos e serviços em poucos cliques, para que o potencial consumidor tenha uma experiência agradável e objetiva.
4 – Melhora continuamente o posicionamento de seu site/blog no Google colocando sua empresa entre os resultados mais relevantes do mercado
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Edson P. Ribeiro
Palestrante, Escritor e CEO na Nashua Comunicação